Evento Comemorativo do Dia do Bibliotecário - 2014

CRB 7

12/03 ? UNIRIO ? Auditório Vera Janacópulos

13h - Abertura com o presidente do CRB-7 ? Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda; e representantes do CFB e SINDIB/RJ

13h 30min ? Boas-vindas com Paula Mello (Diretora SIBI/UFRJ) e Márcia Valéria (Diretora da Biblioteca Central da UNIRIO)

Mediadora: Marilúcia Ribeiro Pinheiro (CRB-7)

14h ? Ética, sempre necessária. Prof. Heloisa Leite (UFRJ)

15h ? Convicção ou Responsabilidade: dilemas éticos no ambiente organizacional. Prof. Richard Fonseca (FGV)

O valioso trabalho do bibliotecário. Elenita Tapawan (Diretora para a área de bibliotecas das Embaixadas dos EUA no Brasil, Colombia, Paraguai e Venezuela). Por videoconferência (a confirmar).

Após o evento haverá a abertura da exposição A Alma Carioca em Luis Fernando Veríssimo,  na Biblioteca Central da UNIRIO.

13/03 ? Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) ? Salão de Leitura da Biblioteca

13h 30min ? Boas-vindas com Cecília Bosco (Bibliotecária - CCBB)

Coordenadora da Mesa ? Claudia Aragón (Presidente da Redarte)

14h - Um mundo cheio de bibliotecas: perspectivas futuras entre o analógico e o digital. Klaus-Peter Böttger (Diretor da Biblioteca Pública de Essen, Alemanha).                                           Em alemão com tradução simultânea.

15h 30min - Palestra ? Riscos biológicos em bibliotecas: a importância da proteção individual. Francelina Lima e Silva (FIOCRUZ).

14/03 ? UFF ? Campus Gragoatá - Auditório Macunaíma - Bloco B - 4º andar

13h ? Boas-vindas com Prof. Elisabete Gonçalves de Souza (Coordenadora do Curso de Biblioteconomia - UFF),  Rosimere Mendes Cabral (Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia - UFF) e Ana Maria de Hollanda C. de Sá Couto (Diretora da Superintendência de Documentação ? UFF)

Mediadora da Mesa ? Prof. Marcia H. T. de Figueredo Lima (UFF)

13h 30min - Vida pública, propriedade privada: biografia, direitos autorais e liberdade de expressão. Prof. Joaci Pereira Furtado (UFF)
15h - Biblioteca Preservacionista ou Interacionista?: uma análise a partir do conceito de ?liberdade de expressão?. Cristian Santos (Bibliotecário do Senado).

Após o evento haverá o lançamento do livro "Devotos e Devassos" (Editora Edusp) de Cristian Santos.

Organização: Conselho Regional de Biblioteconomia ? 7ª Região, em parceria com: Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro (APCIS); Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB); Consulado Americano; Fundação Getúlio Vargas (FGV); Goethe-Institut; Instituto Cervantes; Sindicato dos Bibliotecários no Estado do Rio de Janeiro (SINDIB/RJ); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Patrocínio: Springer