Institucional

Missão

• Apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e desenvolver serviços e produtos que atendam às necessidades de informação da comunidade acadêmica da UFF;
• Proporcionar recursos informacionais e assessoria técnica na área de documentação, por meio de redes e sistemas integrados, facilitando o acesso à informação em nível nacional e internacional.

Visão

• Ser referência na gestão da informação e do conhecimento, com padrão de excelência no atendimento às necessidades informacionais da Universidade Federal Fluminense, na valorização das relações humanas e na promoção do desenvolvimento sustentável e tecnológico.

Quem somos

O Núcleo de Documentação (NDC), criado em 1969, como Órgão Suplementar da Universidade Federal Fluminense (UFF) através do art. 17 do Estatuto da Universidade, publicado no Diário Oficial da União de 22/09/1969, é responsável pela coordenação técnica e administrativa do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF.

Em dezembro de 1998, após uma reestruturação interna, passou a estar subordinado à Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos - PROAC. A partir de 2004, com a extinção dos Centros Universitários, incorporou também o Serviço de Comunicações Administrativas (SCA), que tem por objetivo coordenar a documentação administrativa e acadêmica da UFF, no que tange a: Protocolos; Expediente; Arquivo de processos findos e edição do Boletim de Serviço da UFF.

Em Março de 2011, após uma reestruturação interna, passou a estar subordinado à Reitoria da Universidade Federal Fluminense. Deixa nesse momento de ser apenas um Núcleo tornando-se Superintendência (SDC - SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO)

É função da SDC proporcionar recursos informacionais e assessoria técnica na área de documentação, por meio de redes e sistemas integrados, facilitando o acesso à informação em nível nacional e internacional. Compete também à SDC apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e desenvolver serviços e produtos que atendam às necessidades de informação da comunidade acadêmica da UFF.

A SDC é composta por vinte e sete Bibliotecas, Coordenação de Bibliotecas (CBI), Coordenação de Arquivos (CAR), Centro de Memória Fluminense (CEMEF) e por dois Laboratórios: Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD) e o Laboratório de Reprografia (LARE). Integram também sua estrutura administrativa o Conselho Deliberativo (CDL),  Grupos Assessores Técnicos (GAT’s), Secretaria Administrativa (SA) e Gerência Operacional de Tecnologia (GOT).

Para saber mais sobre a nossa história, veja também as matérias abaixo:

COUTO, Ana Maria de Hollanda Cavalcanti de Sá, et al . NDC 36 anos: um olhar sobre o passado e uma luz para o futuro. Niterói: [s.n.], 2006. 135 p.

ESPOSEL, José Pedro. Para que a história não se perca III: O NDC: 1983/1986. Ano 10, n. 1, jan./jul. 2001. 

MAIA, Alice Barros. O Núcleo de Documentação da UFF na Gestão 1976/78. Ano 9, n. 1, jan./abr. 2000.

NDC 30 Anos: "Para que a História não se perca". Ano 9, n. 1, jan./abr. 2000.

SÁ, Elizabeth Schneider de. Para que a história não se perca II. Ano 9, n. 2, maio/dez. 2000. Discurso da Diretora do NDC no período 1978/1982, por ocasião das comemorações dos 30 anos do Núcleo de Documentação.